Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Histórico da CPA

A CPA da Unespar

por CPA Geral da Unespar publicado 04/06/2013 09h41, última modificação 05/06/2019 15h52
Constituição da CPA na Unespar

A constituição da CPA Unespar ocorreu, inicialmente, com um Grupo de Trabalho da Avaliação Institucional, composto por um membro de cada campus da universidade, com os objetivos de: apresentar os resultados alcançados pelos campi, diagnosticar as ações desenvolvidas pelas Comissões Próprias de Avaliação (CPA) dos campi da Unespar (antigas faculdades), discutir e propor critérios regimentais, no âmbito legal, para a instalação da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unespar. No primeiro momento, os esforços do GT da Avaliação Institucional concentraram-se na elaboração de um relatório síntese informando quais os resultados alcançados pelos campi no que se refere aos indicadores do INEP/MEC, uma tentativa de registrar os processos avaliativos já realizados nas antigas faculdades.

Em 2014, os membros do GT da Avaliação Institucional foram substituídos, a pedido, e nova equipe foi formada, mantendo-se a representatividade de cada campus, e a inclusão do representante da Coordenação de Avaliação Institucional da Unespar, totalizando assim, oito membros. Na sequência, avançou-se para a estruturação da regulamentação da Comissão Própria de Avalição da Unespar. Após várias reuniões com o Grupo de Trabalho e as coordenações dos cursos dos campi, foi finalizada a minuta do regulamento da CPA e disponibilizada para debate na comunidade acadêmica. Encerrados os debates, algumas modificações foram feitas e o regulamento, em sua redação final, foi encaminhado para apreciação nas devidas instâncias, sendo aprovado pela Resolução nº 005/2015, de 22 de setembro de 2015. A composição da CPA da Unespar, contudo, apenas foi oficializada com a publicação da Portaria 354/2016, quando os membros designados deram início aos trabalhos da comissão, realizando reuniões para discutir e estabelecer o fluxo de trabalho.

O primeiro trabalho da comissão foi a elaboração do Programa de Avaliação Institucional da Unespar 1ª e 2ª etapas (2016 e 2017) do processo de auto avaliação do 1º ciclo avaliativo (2015-2017), aprovado pelo Conselho Universitário – COU em sua 2ª Sessão Ordinária realizada em 28 de julho de 2016. Na oportunidade, foram delimitados eixos e dimensões que seriam avaliados nos anos de 2016 e 2017, de acordo com o SINAES, embora a avaliação apenas tenha ocorrido de fato em 2017 em virtude de diversas dificuldades encontradas pela CPA, com ênfase às questões materiais relacionadas à operacionalização de um processo avaliativo para uma instituição multicampi como a Unespar.

Em 2017, na tentativa de sanar os problemas operacionais, um convênio entre a Unespar e a Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná) foi estabelecido para uso de um instrumento de avaliação desenvolvido pela Uenp, ficando estabelecido pela equipe técnica de suporte da UENP e pela CPA Geral da Unespar que, por questões de operacionalidade, neste primeiro ano de uso do instrumento de coleta de dados, somente pequenas alterações seriam feitas no conteúdo do questionário já formatado pela UENP e, nos anos seguintes, as alterações seriam feitas conforme as necessidades específicas de cada campus.

O processo de autoavaliação envolveu toda a comunidade acadêmica da Unespar: estudantes, docentes e agentes universitários, sendo iniciado por um processo de sensibilização, informando a comunidade acadêmica sobre a importância da avaliação. A comunidade acadêmica exercitou sua expressão de opinião, avaliando as questões contidas nos questionários eletrônicos disponibilizados na página da Unespar em endereço específico, durante o período de 21/08/2017 a 12/10/2017.  Encerrada a fase de coleta, a equipe técnica da Uenp organizou e sistematizou os dados, encaminhando-os para a CPA Geral que, em seguida, iniciou o processo de análise dos dados e confecção do relatório.

O relatório de 2017 apresentou tanto os dados referentes à terceira etapa avaliativa quanto os dados comparativos gerados em todo o ciclo avaliativo, por se tratar do final do primeiro ciclo avaliativo da Unespar. Homologado em reunião do COU realizada em 04 de abril de 2018, o relatório está agora disponível para consulta no site da Unespar, trazendo importantes indicativos quanto às potencialidades e às fragilidades encontradas na instituição.

Iniciando seu segundo ciclo avaliativo, a CPA geral da Unespar tem diversos desafios, sendo a disseminação da cultura avaliativa um deles, a partir da compreensão de que conjunto de informações diagnósticas nos relatórios de autoavaliação não deve ter outra finalidade que seja subsidiar as ações de planejamento na busca da superação das debilidades que venham a ser reveladas, com vistas a melhorar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, ou seja, o cumprimento da responsabilidade social da instituição.